Remédio para Sinusite – Por que tenho sinusite?


Remédio para Sinusite

Por que tenho sinusite?

Já falamos em outros artigos (leia  Visão Geral sobre sinusite,  para maiores informações) sobre como a sinusite ataca nosso sistema. Mas, vamos dar uma pincelada geral para chegar as causas desse mal terrível que nos trás tanta dor de cabeça. (Literalmente!)

Para começar, falemos dos danadísimos seios nasais. Se tratam de espaços cheios de ar revestidos de mucosa, que se encontram dentro de nossos ossos do crânio e face, que se comunicam com o nariz. Não vamos entrar muito nesse assunto, porque, afinal, nosso assunto é o problema que eles causam, não eles mesmos. Nosso idioma tem origem no latim, o que explica o nome dessa doença: seios nasales são chamados de sinus, em latim. Sinus…sinusite.

Enfim. Esses espaços, ou sinus, se estão saudáveis, não contém germes nem bactérias, e conseguem fazer o ar circular dentro de nossa face e drenar o muco que se forma naturalmente ou em uma gripe, por exemplo. Agora…Se esses seios nasais se bloqueiam…ai, ai. Aí começa o problema.

Por que se bloqueiam os seios nasais?

Pode ser porque os pequenos cílios (como os que você pode ver dentro de seu nariz) que existem dentro dos seios nasais não estejam “em bom estado”, por exemplo. Isso pode acontecer por alguma doença, quem sabe uma gripe forte. Também pode ser por uma alergia intensa, ou resfriado prolongado. Estes fazem com que a produção de muco fique muito acima do normal, e podem chegar a fazer com que a abertura destes seios seja bloqueada. Ou, em alguns casos, um desvio de septo nasal bloqueie essa abertura.

Certo…Então não é culpa minha?

Não, claro que não é. Mas existem alguns (maus) costumes que podem ajudar a que se bloqueiem esses seios nasais. Como o tabagismo, por exemplo. Fumar não é bom para nada! E alguns fatores que não tem a ver com você, ao menos não diretamente, como a poluição, o pó, ser um fumante passivo (ainda pior que fumar você mesmo!) entre outras coisas.

E agora, o que posso fazer?

Além de tomar um bom  remédio para sinusite, quando for o caso, o bom mesmo é se cuidar. Quando começar a ficar constipado, usar uma substância salina, como o soro fisiológico ou o algum que já contenha corticóides, é um bom começo. Isso ajuda na limpeza dos sinus. Manter o corpo hidratado, tomando muito liquido, ajuda a que as secreções sejam expulsas com maior rapidez, pois se tornam mais fluidas. Assoar o nariz suavemente, com certa freqüência, evitar agentes causadores de alergia, não sair de casa com o cabelo molhado em dias mais frios, e tratar as doenças com medicamentos adequados é um bom começo!

Devo saber algo mais?

Deve, sim! Deve saber que existem outras doenças que são culpadas pela sinusite também. Pólipos nasais e fibrose cística são exemplos. Mas para fazer um diagnóstico correto, o melhor mesmo é consultar um bom profissional, ou seja, o médico otorrinolaringologista. Ele vai conversar com você, pedir os exames necessários e acompanhar a evolução do seu caso. Confie em seu médico!